Nos últimos quatro anos, mais de 500 pessoas foram beneficiadas pelos sistemas de reuso de águas implementados pelo Seapac no Rio Grande do Norte.

CAIO BARBOSA | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – SEAPAC
Natal | Rio Grande do Norte
A equipe do Seapac vem trabalhando no Alto Oeste Potiguar na execução do projeto “Água Semente da Vida”, e nos últimos dias mais uma etapa foi concluída. Foram implementados 33 sistemas de reuso de águas cinzas em seis municípios da região. Com essa ação o Seapac já construiu mais de 140 sistemas de reuso em todo o estado, essa tecnologia social amplia a capacidade hídrica no território, contribui na geração de renda e segurança alimentar. Com isso, o Seapac segue levando esperança e melhores condições de vida para as famílias que convivem no semiárido.
O sistema de reuso de águas cinzas é uma tecnologia social, com baixo custo de implementação, que integra o saneamento básico rural com a segurança alimentar nos territórios. Em primeiro lugar, a equipe do Seapac trabalha a ideia de racionalização do uso e consumo das águas, e com a construção do sistema, as águas provenientes do banheiro, das pias e tanques domésticos das propriedade que seriam descartadas, passam pelo sistema de decanto digestor anaeróbio e pelo filtro biológico, possibilitando a reutilização dessas águas de esgoto na produção de alimentos, ampliando os quintais produtivos agroecológicos. Além de reduzir a poluição ao redor da casa, do solo e dos mananciais nas comunidades.

O Seapac executa o projeto em parceria com as famílias no objetivo de reutilizar as águas cinzas de uso doméstico para o fortalecimento de quintais produtivos agroecológicos, com a produção de alimentos para consumo humano e animal, como também promover um processo de formação com famílias sobre o reuso de águas cinzas e sobre agroecologia na geração de alimentos para Soberania Alimentar.

O projeto “Água Semente da Vida: Tratamento e Reuso de Águas Cinzas” é uma parceria do Seapac com o Banco do Nordeste que apoia as ações nos seis municípios do Alto Oeste. Após a entrega dos sistemas de reuso, a equipe do Seapac vem fazendo as doações de mudas para os quintais produtivos, fomentando oficinas temáticas sobre agroecologia e reuso de água, além de todo apoio e suporte técnico no campo com práticas agroecológicas.