
O Núcleo do Seapac no Seridó, com sede em Caicó-RN, está concluindo o diagnóstico participativo de 20 comunidades rurais e urbanas do Município de Lagoa Nova, situado na Serra de Santana, para a implementação do Projeto Associativismo e Cidadania. Esse projeto será realizado em parceria com a Empresa Echoenergia, que desenvolve projetos de geração de energia eólica, naquele município. Os diagnósticos foram realizados pela Advogada Jailma Oliveira e pelo Assistente Social Saywky Sam, ambos do Seapac, com participação ativa das famílias.
O diagnóstico aponta as potencialidades e fragilidades vividas pelas famílias, em suas comunidades. Nesse trabalho, as famílias discutem problemas relacionados a várias políticas públicas, como Saúde, Educação, Assistência Social e Meio Ambiente/Agricultura. A ideia é que o diagnóstico possa subsidiar a construção de planos de intervenção, além de respaldar o Fórum de Associações Rurais do município na luta e pressão pela implantação das políticas públicas.
O trabalho participativo foi feito nas seguintes comunidades, com participação das associações comunitárias: – Associação do Sítio Filgueira; – Associação do Sítio Santa Rita e Canta Galo; – Associação Baixa Verde III; – Associação Baixa Verde II; – Associação Sítio Ceará; – Associação Sítio São Francisco; – Associação do Projeto de Reforma Agrária José Milanês; – Associação de Desenvolvimento Comunitário do Sítio do Meio e Cabeço; – Associação Comunitária dos Agricultores e Agricultoras de Umarizeiro e Barro Branco; – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Buraco de Lagoa; – Associação dos Verdureiros Lagoanovense do Bairro Jesus Menino; – Associação Comunitária José Germano do Sítio Baixa Grande; – Associação Comunitária Rural de Mulheres do Sítio de Dentro; – Assentamento São Pedro; – Associação do Projeto de Assentamento Santana; e – Associação dos Quilombolas de Macambira.
Mais fotos de outras comunidades (cedidas):
