
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN – Emparn confirmou a previsão de chuvas acima da média histórica para o trimestre de março, abril e maio próximos, nesta quarta-feira, 19 de março. Segundo o meteorologista Gilmar Bistrot, os padrões climáticos indicam a ocorrência de chuvas distribuídas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, sendo 479 milímetros na região Oeste, 376 na região Central, 342 na região Agreste e 533 milímetros na região Leste. “A previsão climática, a partir das condições observadas desde janeiro deste ano indicam chuvas normais ou acima da média histórica para o Rio Grande do Norte”, afirma o meteorologista.
A conclusão apresentada pela Emparn resulta das análises também de meteorologistas dos principais centros de previsão climática da região Nordeste, que realizaram a III Reunião de Análise Climática para o Semiárido Nordestino – Etapa Rio Grande do Norte – na terça-feira, 18 de fevereiro, em Parnamirim-RN. Os especialistas fizeram o balanço dos primeiros meses do ano, análises de modelos meteorológicos, condições atuais dos oceanos e elaboração de boletins para o período.
A governadora Fátima Bezerra participou da apresentação do boletim de análise e previsão climática, ocorrido no auditório da Governadoria, e avaliou o quadro como animador. Ela registrou que o Governo do RN tomou providências em apoio ao homem do campo como a distribuição de sementes no período certo para aproveitar o período das chuvas. “Inclusive”, “este ano, entregamos também sementes crioulas, que são adaptadas às condições de clima e solo de cada região do Estado, oferecendo assistência técnica, pela Emater, e apoio à agricultura familiar”, destacou a Governadora.
Fonte: http://www.emparn.rn.gov.br/