
As 101 famílias de comunidades rurais de Serra Caiada, região Trairi do Rio Grande do Norte, selecionadas para conquistarem as tecnologias sociais de captação e estocagem de água para a produção de alimentos, participam da primeira capacitação sobre Gerenciamento de Água para a Produção de Alimentos (GAPA). A abertura do GAPA foi feita pelo coordenador da Linha de Convivência com o Semiárido, agrônomo Damião Santos, do Seapac. A capacitação começou ontem, 30 de agosto, e será concluído amanhã, 1º de setembro, em Serra Caiada.
Na capacitação, as famílias aprendem como fazer a manutenção das tecnologias (cisternas e barreiros trincheira) e como gerenciar o uso da água de forma racional, na produção dos alimentos. Nesta capacitação, elas também fazem o mapa da família, indicando todos os sistemas e subsistemas existentes na propriedade. Depois desta capacitação, as 101 famílias ainda terão outra, ainda a ser agendada, sobre Sistema Simplificado de Manejo de Água (SSMA).
Nas duas capacitações, as famílias também aprendem como produzir alimentos de forma agroecológica, sem a utilização de adubos químicos na terra e sem venenos (agrotóxicos). Elas produzirão alimentos nos quintais produtivos utilizando adubos orgânicos e defensivos naturais, que elas aprendem a fazer nas duas capacitações.
As tecnologias de captação e estocagem de água para a produção de alimentos serão implementadas pelo SEAPAC, com recursos do BNDES, mediante contrato firmado com a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), da Asa Brasil. Os recursos fazem parte do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).
Mais fotos da capacitação: