
A Equipe do Núcleo do Seapac na região do Trairi, com sede em Santa Cruz, participou do Dia de Campo da Emater Regional do Trairi, realizado hoje, 24 de julho, na comunidade Mulungu, de Santa Cruz-RN. O momento foi alusivo à Semana do Agricultor Familiar. “Foram apresentadas várias práticas pedagógicas de estocagem de alimentos e de água”, comentou o Agrônomo Damião Santos, coordenador do Núcleo do Seapac no Trairi.
A propósito, 28 de julho é o “Dia do Agricultor”, data que homenageia os profissionais que trabalham com o cultivo de “produtos da terra”, como frutas, hortaliças e vegetais. O agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do País. A Agricultura Familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos que chegam às mesas das famílias brasileiras.
O Dia do Agricultor foi criado através do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos de fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 1860, por Dom Pedro II. O presidente Juscelino Kubitschek foi quem assinou o Decreto Lei, acreditando serem os agricultores os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, em meados do século XX.
Outros momentos do dia de campo (Fotos cedidas):
