SEMEANDO ESPERANÇA NO SERIDÓ: UM INTERCÂMBIO PARA TRANSFORMAR REALIDADES
CAIO BARBOSA | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – SEAPAC
NATAL | RIO GRANDE DO NORTE
No coração do semiárido potiguar, onde a terra desafia a seca e a resistência vira legado, o projeto “Semeando Esperança no Seridó Potiguar” está escrevendo uma nova história. Nos dias 8 e 9 de julho, em Caicó, acontece o primeiro ciclo de intercâmbios municipais do projeto. É o começo de uma jornada para conectar agricultores e agricultoras, compartilhar saberes e multiplicar soluções que já estão gerando frutos em comunidades como o Sítio Batentes, da família de Helena de S. Azevedo. Será um momento de troca de saberes populares da agricultura familiar dos municípios de São João do Sabugi, Ipueira, Serra Negra do Norte e Timbaúba dos Batistas, todos unidos por um mesmo objetivo: fortalecer e garantir a segurança alimentar para quem vive da terra.
Iniciado em 2023 pelo SEAPAC, em parceria com o Banco do Nordeste, o projeto é um farol de inovação no Semiárido potiguar. Com foco no cultivo de palma forrageira consorciada e irrigada por águas cinza, ele já beneficia 30 famílias em Caicó, Cruzeta e Currais Novos, transformando terras áridas em fontes de sustento para rebanhos e gerando renda. A iniciativa prova que, mesmo em condições climáticas adversas, a agricultura familiar pode ser produtiva, sustentável e resiliente – e agora, esses resultados estão prontos para inspirar toda a região.
O SEAPAC (Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários) há 32 anos é uma força de apoio no desenvolvimento rural da agricultura familiar do Rio Grande do Norte. Com metodologias participativas e tecnologias sociais adaptadas ao Semiárido, a organização empodera agricultores, fortalece redes de cooperação e mostra que é possível, sim, colher esperança onde outros veem apenas desafios. Este intercâmbio é mais um capítulo dessa trajetória que segue gerando esperança na Caatinga.
O projeto Semeando Esperança no Seridó Potiguar é uma realização do Seapac com apoio do Banco do Nordeste, e com as parcerias locais das prefeituras de Caicó, Cruzeta e Currais Novos, além da Emparn, Emater, das Associações Comunitárias e os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
Serviço:
Quando? 8 e 9 de julho
Onde? Sítio Batentes, Caicó (RN)