As famílias rurais de Acari e Cruzeta, que conquistaram as cisternas de 16 mil litros do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), participaram de mais uma etapa do processo nesta semana. Elas participaram de reuniões em que fizeram uma avaliação do trabalho e também receberam e assinaram os termos de conclusão das tecnologias sociais de captação e estocagem de água de chuva para consumo humano.
Nas duas cidades, as cisternas são fruto de edital de chamada pública do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), conquistado pelo Seapac. A entidade que ganha a chamada firma contrato com o Estado, por meio da Secretaria. Este é o contrato 04/2018, firmado entre o Seapac e a SEMARH.
Uma das famílias que conquistou a cisterna no município de Acari é a de seu José Filipe e sua esposa, dona Maria, que moram na Serra do Abreu, daquele município. O acesso à casa do casal é feito por meio de uma trilha. Todo o material para a construção da cisterna de seu Jose Felipe e dona Maria foi conduzido no lombo de jumentos, com o auxílio de um grupo que faz trilha chamado ''Eu Resolvi Trilhar''. A casa desse casal é ponto de apoio dos trilheiros, que também estão ajudando com trabalhos de melhoria na cozinha da residência, com recursos de uma rifa entre amigos, com o objetivo de levantar recursos para ajudar o casal. A cisterna de seu José e dona Maria está na fase final de conclusão.
Commentaires