As 100 famílias de comunidades rurais de Lajes Pintadas, região Trairi do Rio Grande do Norte, cadastradas pelo Seapac para conquistarem as tecnologias sociais de captação e estoque de água para produção de alimentos, do programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), participam da capacitação em Gerenciamento de Água para a Produção de Alimentos (GAPA), nestes dias 14, 15 e 16 de junho de 2018. A capacitação acontece na Escola Municipal Áurea Galvão, da comunidade Serra Verxe. “São momentos muito ricos de troca de conhecimento e saberes”, comenta o agrônomo Damião Santos, coordenador da Linha de Convivência com o Semiárido e executor do contrato.
Os facilitadores são Lucas Sallas, Matusael Douglas Andrade da Silva e Leonardo Oliveira, da equipe do Professor Alexandre Eduardo, da Universidade Federal da Paraíba, Campus de Bananeiras-PB. A capacitação conta com a presença de um representante da Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), entidade jurídica da Asa Brasil. Além de abordarem a necessidade do gerenciamento de água, os facilitadores também trabalham a prática da produção de alimentos de base agroecológica.
O contrato que está sendo executado pelo Seapac vai levar 102 cisternas calçadão, 89 cisternas de enxurrada e 10 barreiros trincheiras para 201 famílias da região do Trairi, sendo 100 de Lajes Pintadas e 101 de Serra Caiada. Ainda falta fazer a capacitação das 101 famílias de Serra Caiada. Todas as famílias dos dois municípios também serão capacitadas em Sistema Simplificado de Manejo de Água (SSMA).
Opmerkingen