O representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Bruno Malaquias, realiza visita a famílias e escolas de comunidades contempladas com tecnologias sociais de captação e estocagem de água. No município de Jardim de Piranhas, região Seridó do Rio Grande do Norte, ele conheceu as escolas das comunidades Assembleia, Barra de Baixo e Flores, e conversou com merendeiras, professoras e alunos sobre a utilidade da cisterna para as atividades escolares. Em algumas comunidades, a água da cisterna também atende às necessidades das famílias que têm dificuldades de acesso à água. Bruno também visitou e conversou com famílias que conquistaram as cisternas de captação e estocagem de água para consumo humano, também chamadas cisternas da primeira água, do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC).
No município de Caicó, ele visitou e conversou com famílias da comunidade Riacho da Serra, que estão conquistando as cisternas de captação e estocagem de água para consumo humano, do P1MC. Lá, além de conversar com as famílias, também se encontrou com os pedreiros construtores das cisternas, também chamados de cisterneiros. Teve a oportunidade de ver cisternas já concluídas e outras em processo de construção.
Bruno Malaquias também conheceu duas Unidades Escolares de Jardim do Seridó. Uma, na comunidade Sítio Brabo, onde conversou com uma das professoras, e outra na comunidade Currais Novos. Hoje, o representante do MDS conhece e conversa com famílias de Lajes Pintadas, que estão conquistando as tecnologias (cisternas e barreiros trincheira), de captação e estocagem de água para a produção de alimentos, do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).
OUTROS MOMENTOS DA VISITA (Fotos: José Bezerra)
Comments