top of page
Foto do escritorEquipe de Comunicação

Brasil lidera consumo de agrotóxicos



“O debate sobre agrotóxicos, que ganhou mais um capítulo nesta segunda (25), com a aprovação de um relatório que muda as regras para a regulação no país, não deveria ser uma bandeira só dos ambientalistas, mas de todos os que têm a mínima preocupação com a saúde e o meio ambiente”. O comentário é de Cláudia Collucci, publicado por Folha de S. Paulo, no último dia 26. Há anos o Brasil ocupa a liderança na lista de países que mais consomem agrotóxicos, segundo a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).


Não provoca indignação das pessoas o fato de a legislação brasileira permitir um limite aceitável de agrotóxicos na água potável 5.000 vezes superior à europeia. Ou uma quantidade de 200 a 400 vezes superior à permitido na Europa no cultivo de soja e feijão, respectivamente. No total, 30% dos 504 agrotóxicos de uso permitido Brasil são vetados na União Europeia.


Um dos agrotóxicos banidos na Europa e permitido no Brasil é o acefato, o quinto mais vendido no País. Apesar de todas as indicações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de que ele é neurotóxico (pode ter efeitos sobre o sistema endócrino), continua sendo permitido. O paraquat é outro exemplo. A Anvisa reconhece o perigo dele e até a China, que é bem permissiva do ponto de vista ambiental, já o proibiu, mas no Brasil a venda persiste.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page