Notícias › 19/05/2015

Troca de experiências com sementes crioulas acontece em Natal

sementes crioulas (cedida)Um encontro estadual sobre sementes crioulas acontece hoje, 19 de maio, pela manhã, na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Natal-RN. Com a presença de agricultores familiares do Estado, o encontro tem o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre os agricultores e apresentar políticas públicas voltadas para o tema, inclusive a modalidade Aquisição de Sementes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Sementes).

O Delegado substituto da Delegacia Federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), no Estado, Dario Alves de Andrade, participa do evento. “A gente quer mostrar que há uma oportunidade, não só de gerar autonomia, de ter a semente certa na hora do plantio, mas também mostrar para o agricultor que tem mais um espaço de renda para fortalecer a agricultura familiar”, ressalta o delegado.

Uma das experiências com sementes crioulas é apresentada pelo agricultor João Maria do Nascimento, 33 anos. Ele vive na zona rural do município potiguar de Serra Caiada, onde produz, com a ajuda da esposa e dos filhos, mandioca, fava, milho e feijão. Ele conta que já utiliza as sementes nativas há muito tempo e que elas são mais apropriadas que as convencionais.  “A semente crioula já é mesmo de família. Tentamos plantar com a semente convencional, mas não deu muito certo. A semente que vem de fora e não se adapta a nossa região e ao nosso período de plantio”, conta.

Para o agricultor, o encontro vai estimular a utilização de sementes crioulas. “É um ponto de partida para a gente fortalecer cada vez mais as sementes crioulas no nosso estado. Nós estamos perdendo espaço para essas sementes que vem de fora. Vamos conhecer coisas novas e tentar trazer para nossa realidade, para ver se a gente consegue vender mais, gerar mais renda”, realça o produtor.

Fonte: http://www.mda.gov.br/

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.