Notícias › 05/08/2015

Situação da barragem Armando Ribeiro Gonçalves é discutida em Assu

Rio Piranhas em Jucurutu (RN)

Rio Piranhas em Jucurutu (RN) / Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA

Acontece hoje, 5 de agosto, na cidade de Assu-RN, reunião pública sobre a situação do Sistema Hídrico Curema-Açu e perspectivas de uso da água do Açude Armando Ribeiro Gonçalves. O encontro é realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH-PPA). O objetivo é debater a crise hídrica na região. O evento é aberto e acontece a partir das 9 horas, no auditório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assu.

Durante a reunião, a ANA e o CBH-PPA apresentam a situação do armazenamento de água no Açude Armando Ribeiro Gonçalves, monitoramento das vazões do rio Açu, histórico de defluências e condições para operação do reservatório. Outro tema em pauta é o das regras de restrição vigentes na região – desde a publicação da Resolução ANA nº 316/2015 – para usos da água para irrigação e aquicultura no Vale do Rio Açu e no entorno do açude. Além disso, serão abordadas simulações de deplecionamento e perspectivas de operação do reservatório.

Entre os participantes estão representantes da Secretaria de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Norte (Semarh), do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, usuários de água da região, prefeitos e vereadores de Jucurutu, São Rafael, Itajá, Assu, Ipanguaçu, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Pendências, Macau e Porto do Mangue, municípios situados na área de influência da Barragem.

Fonte: http://www2.ana.gov.br/

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.