Notícias › 20/04/2018

Seapac conclui capacitação das Comissões Municipais de Lajes Pintadas e Serra Caiada

Dinâmica, no início da capacitação das Comissões Municipais (Foto: José Bezerra)

Dinâmica, no início da capacitação das Comissões Municipais (Foto: José Bezerra)

A capacitação das comissões municipais de Lajes Pintadas e Serra Caiada, no processo inicial para a construção das tecnologias da segunda água (P1+2) nesses dois municípios, iniciado ontem, será concluído hoje, 20 de abril, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz. As comissões municipais se apropriam dos detalhes do contrato em relação aos critérios de seleção das famílias, entre os quais ter residir na comunidade rural e já ter a primeira água, além dos detalhes legais previstos no contrato.

Depois da capacitação, os animadores de campo do Seapac e os integrantes das Comissões Municipais visitarão as comunidades rurais para fazer o cadastro das famílias a fim de selecionar as que se enquadram nos critérios do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e nos termos do contrato. Serão 101 famílias de Serra Caiada e 100 de Lajes Pintadas. As famílias selecionadas para conquistarem as tecnologias receberão duas capacitações de três dias cada – Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos (GAPA) e Sistema Simplificado de Manejo de Água (SSMA).

Outra providência do Seapac será a escolha dos cisterneiros (pedreiros com habilidades para a construção das cisternas), que também receberão uma capacitação. A partir daí, começarão os trabalhos de construção das tecnologias – 102 cisternas calçadão, 89 cisternas de enxurrada e 10 barreiros trincheira.

Dessas 201 famílias cadastradas e selecionadas, 70 (35 de Lajes pintadas e 35 de Serra Caiada) também receberão fomento (apoio financeiro) e assistência técnica para a produção de alimentos, até o término da vigência do contrato, que é de 23 meses. Estas famílias também receberão capacitação específica para uso do fomento e das técnicas da produção de alimentos.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.