Notícias › 14/06/2017

Papa Francisco divulga mensagem para o 1º Dia Mundial dos Pobres

Logomarca do 1º Dia Mundial dos Pobres (http://br.radiovaticana.va)

Logomarca do 1º Dia Mundial dos Pobres (http://br.radiovaticana.va)

“Convido a Igreja inteira e os homens e mulheres de boa vontade a fixar o olhar, neste dia, em todos aqueles que estendem as suas mãos invocando ajuda e pedindo a nossa solidariedade. São nossos irmãos e irmãs, criados e amados pelo único Pai celeste”, afirma o Papa Francisco na mensagem publicada no dia de hoje, 13-06-2017, festa de Santo Antônio, pela Sala de Imprensa do Vaticano.

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído por Francisco, na conclusão do Ano Santo extraordinário da Misericórdia, com uma Carta Apostólica intitulada “Misericórdia e mísera”. A celebração, sinal concreto” do Ano Jubilar, se realizará no XXXIII Domingo do Tempo Comum, que este ano cai em 19 de novembro.

Segundo Francisco, “este Dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade. Deus criou o céu e a terra para todos; foram os homens que, infelizmente, ergueram fronteiras, muros e recintos, traindo o dom originário destinado à humanidade sem qualquer exclusão”.

“Que este novo Dia Mundial se torne, – conclui a mensagem de Francisco – pois, um forte apelo à nossa consciência crente, para ficarmos cada vez mais convictos de que partilhar com os pobres permite-nos compreender o Evangelho na sua verdade mais profunda. Os pobres não são um problema: são um recurso de que lançar mão para acolher e viver a essência do Evangelho”.

Leia a mensagem: http://www.ihu.unisinos.br/568635-1-dia-mundial-dos-pobres-19-de-novembro-mensagem-do-papa-francisco

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.