Notícias › 09/03/2018

Papa Francisco define o tema do Sínodo dos Bispos em 2019

Povos da amazônia (Foto: www.cnbb.net.br)

Povos da amazônia (Foto: www.cnbb.net.br)

O Papa Francisco estabeleceu que a assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a Pan-amazônia, programada para outubro de 2019, terá como tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral”. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (08/03) no VaticanNews. Além do tema, foram divulgados os nomes dos membros do Conselho pré-sinodal, nomeados pelo Pontífice, que irá colaborar com a Secretaria Geral na preparação desta assembleia.

Entre eles, cinco brasileiros foram nomeados: o cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam); o arcebispo de Porto Velho (RO), dom Roque Paloschi; o bispo de Juína (MT), dom Neri José Tondello; o prelado emérito do Xingu (PA), dom Erwin Kräutler, e a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Amazônia, irmã Maria Irene Lopes, que terá o papel de representar a Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR) no conselho.

Para o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Cláudio Hummes, presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), o tema anunciado pelo papa é muito bonito, abrangente e interpelativo. “O desejo do papa, expresso no tema, fala de novos caminhos para a Igreja e a Amazônia”. Para o cardeal, a indicação dos nomes ao Conselho pré-sinodal é um passo determinante no processo do Sínodo 2019. “Foram nomeados representantes de 9 países que englobam a região Amazônica. Isto dará uma qualificação especial porque vai favorecer que as aspirações das igrejas e dos povos da região sejam ouvidas”, disse.

Fonte: www.cnbb.net.br

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.