Notícias › 28/09/2015

ONU propõe 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Compromisso é erradicar a pobreza extrema até 2030 e promover agricultura sustentável.

Assembleia Geral da ONU começa nesta segunda-feira (28) na sede da organização, em Nova York. (Foto: Divulgação)

Assembleia Geral da ONU começa nesta segunda-feira (28) na sede da organização, em Nova York. (Foto: Divulgação)

Líderes mundiais aprovaram sexta-feira, 25 de setembro de 2015, em Assembleia da ONU sobre o Ambiente, um ambicioso programa para pôr termo à pobreza extrema até 2030, através da promoção da saúde e da educação e do combate às alterações climáticas.

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. Países se comprometem até 2030 a erradicarem a pobreza extrema, medida como pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia, e implementar medidas e sistemas de proteção social adequados, para todos, incluindo pisos, e atingir a cobertura substancial dos pobres e vulneráveis.

Objetivo 2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. O compromisso visa também, entre outras metas, até 2030 acabar com todas as formas de desnutrição e dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos, particularmente das mulheres, povos indígenas, agricultores familiares, pastores e pescadores.

Objetivo 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. O objetivo inclui também as metas de, até 2030, reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos; reduzir a mortalidade neonatal para pelo menos 12 por 1.000 nascidos vivos e a mortalidade de crianças menores de 5 anos para pelo menos 25 por 1.000 nascidos vivos; acabar com as epidemias de Aids, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite e outras doenças transmissíveis.

Objetivo 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O objetivo também inclui, entre outras metas, até 2030 garantir que todas as crianças completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade; e assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade.

Leia os outros objetivos: http://domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=946024

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.