Notícias › 07/03/2017

Metade dos carros vendidos na Noruega são elétricos ou híbridos

Um de cada seis automóveis vendidos no primeiro bimestre do ano eram exclusivamente elétricos. (Divulgação)

Um de cada seis automóveis vendidos no primeiro bimestre do ano eram exclusivamente elétricos. (Divulgação)

Metade dos veículos vendidos na Noruega no primeiro bimestre de 2017 eram elétricos ou híbridos, anunciaram na segunda-feira as autoridades do país, exportador de petróleo, que se propõe a proibir em 2025 a venda de automóveis com motores que funcionam apenas à base de combustíveis fósseis. “O setor de transportes é o maior desafio na política climática da próxima década. Devemos reduzir as emissões em ao menos 40% e (…) isso só é possível eletrificando o parque automotivo”, disse à AFP o ministro do Clima e Meio Ambiente, Vidar Helgesen.

Um de cada seis automóveis vendidos no primeiro bimestre do ano, na Noruega, eram exclusivamente elétricos, e outros dois de cada seis eram híbridos (com dois motores, um elétrico e outro de combustível tradicional, para reduzir o nível de emissões), segundo dados do Conselho de Informação sobre Tráfego Viário. “É importante demonstrar que é possível conseguir uma transição tecnológica e uma transformação do transporte. Desde este ponto de vista, a Noruega é um laboratório político onde demonstraremos que é possível avançar rápido” disse Helgesen.

Os avanços tecnológicos, com automóveis exclusivamente elétricos a preços acessíveis com mais de 250 quilômetros de autonomia real e que podem ser recarregados em meia hora, deram impulso às vendas e a políticas fiscais de estímulo, reduzindo os impostos dos carros “limpos” e aumentando aos de gasolina ou diesel.

Fontes: www.domtotal.com / AFP

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.