Notícias › 20/11/2015

Festa de Nossa Senhora da Apresentação encerra dia 21

Fiéis e a imagem da Padroeira na Catedral Metropolitana (Foto: Júlio Neto)

Fiéis e a imagem da Padroeira na Catedral Metropolitana (Foto: Júlio Neto)

Uma vasta programação será desenvolvida, amanhã, 21 de novembro, no encerramento da festa da padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, Nossa Senhora da Apresentação. A programação iniciará nos primeiros minutos do dia, com uma vigília de oração, na Pedra do Rosário. Às 3h30, acontecerá a procissão fluvial, com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação saindo do Iate Clube, com destino à Pedra do Rosário, onde, às 5 horas, será celebrada missa, presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, Padre Antônio Nunes.

Às 7h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, haverá outra celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Às 10h, na Catedral Metropolitana, será celebrada a missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. No final da missa, será fechada a ‘porta santa’, como parte da programação do Ano Jubilar da Misericórdia, promulgado pelo Papa Francisco.

Às 16h, terá início a procissão, saindo da antiga Catedral, seguindo pela Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Av. Hermes da Fonseca, Rua Apodi e Av. Deodoro da Fonseca, culminando na Catedral Metropolitana, onde será celebrada missa, presidida por Dom Jaime Vieira, marcando o encerrando dos festejos.

Porta Santa da Misericórdia

 A partir do dia 8 de dezembro, a Igreja Católica, em todo o mundo, passará a viver o Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, no mês de abril deste ano. A vivência desta celebração vai ser desenvolvida até o dia 20 de novembro de 2016.

Na Arquidiocese de Natal, diversas atividades vão integrar este Jubileu, como a abertura das chamadas “Portas Santas” e a promoção de datas celebrativas. Ao todo, no território da Arquidiocese, serão abertas oito ‘Portas Santas’. A primeira será a da Catedral Metropolitana. Antes, ela será fechada, fato que ocorrerá amanhã, 21, por ocasião da missa solene da festa de Nossa Senhora da Apresentação, às 10 horas. O ritual acontecerá no final da missa, quando o Arcebispo se dirigirá até a porta, onde explicará para os fiéis o significado da “Porta Santa”. Em seguida, fará um momento de oração e fechará a porta simbolicamente. Será fechada a porta que fica ao lado direito da entrada principal da Catedral. Ela só será aberta dia 13 de dezembro, em uma celebração especial, marcada para às 11 horas da manhã.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.