Notícias › 30/09/2015

Experiências do Mulheres da Caatinga é apresentado no Congresso Brasileiro de Agroecologia

Mulheres da caatinga (Foto: divulgação)

Mulheres da caatinga (Foto: divulgação)

Os saberes, os sabores e a poesia que as caatingueiras do Sertão do Pajeú, Pernambuco, construíram durante o projeto Mulheres na Caatinga será apresentado hoje, 30 de setembro, a partir das 14h, em Belém do Pará, no maior evento de agroecologia do Brasil. O IX Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) reúne mais de 3 mil pessoas, e congrega em um só lugar produtores(as), artesãs(os), discussões acadêmicas, movimentos sociais, ativistas, feiras, visitas técnicas e eventos culturais.

O Mulheres na Caatinga, realizado pela Casa da Mulher do Nordeste, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, envolveu 210 agricultoras em ações de enfrentamento à desertificação, priorizando a preservação da biodiversidade da Caatinga e seu manejo sustentável.  O resultado das ações de reflorestamento do bioma caatinga, a construção de fogões agroecológicos, os quintais produtivos, a soberania e segurança alimentar, e os saberes das plantas medicinais foram reunidos na cartilha Mulheres na Caatinga: Saberes, Sabores e Poesia, que será distribuída no IX CBA.

Para Célia Sousa, coordenadora do Programa Mulher e Vida Rural, é uma oportunidade única de apresentar para diversos povos e pesquisadores(as) as experiências das mulheres sertanejas no combate à desertificação e na convivência com o semiárido por um modo de vida baseada na agroecologia. O Congresso começou dia 28 e vai até 1º de outubro, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.