Notícias › 30/04/2018

Existem recursos financeiros para estudos sobre segurança da Passagem das Traíras

Mairton França, na reunião do Comitê (Foto: www.cbhpiancopiranhasacu.org.br)

Mairton França, na reunião do Comitê (Foto: www.cbhpiancopiranhasacu.org.br)

O Governo do Rio Grande do Norte tem uma dotação orçamentária no valor de 808 mil reais para desenvolver os estudos sobre a situação da segurança da barragem Passagem das Traíras, situada no leito do Rio Seridó, entre os municípios de Jardim do Seridó, São José do Seridó e Caicó. A afirmação é do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Mairton França, feita durante a reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu (CBH-PPA), realizada na última sexta-feira, 27 de abril, em Caicó-RN. Na ocasião, ele apresentou o projeto de estudos de sondagem da barragem, estudo geológico do entorno para minimizar riscos de tombamento e, ainda, avaliação dos equipamentos hidromecânicos que precisem ser encaminhados para manutenção.

O Secretário Mairton França descreveu o que precisa ser feito na Passagem das Traíras. “Vamos fazer perfurações na barragem para saber a qualidade e a solidez do concreto, tanto na parede quanto na rocha em que está sentada a ombreira direita. Precisamos saber se a fissura que foi encontrada está ou não em situação de risco. Esses estudos são definitivos, afirmou. Ele acrescentou que “Na próxima semana teremos a presença de técnicos com equipamentos de GPR que faz sondagens para verificar a solidez da rocha. Em aproximadamente 20 dias teremos laudos preliminares para repassar para a ANA”, explicou o secretário.

Ele também falou a respeito da abertura das comportas da barragem. “Os 3 milhões e 100 mil metros cúbicos de água daria para abastecer o município de Jardim do Seridó por mais um ano. Ou seja, daria para abastecer o município até a quadra invernosa de 2019 e dentro desse período outras alternativas estão sendo pensadas”, disse Mairton.

Fonte: http://www.cbhpiancopiranhasacu.org.br

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.