Sem categoria › 18/05/2015

Equipes do SEAPAC e PROPAC/PB discutem Programa Cisternas nas Escolas

DSC_0210Durante a manhã dessa segunda-feira (18) a equipe do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) se reuniu no Centro Pastoral Dom Wagner, na sede em Caicó, com os coordenadores do Programa de Promoção e Ação Comunitária (PROPAC), de Patos na Paraíba, para discutir e compartilhar experiências sobre o Programa Cisternas nas Escolas.

Foram expostas preocupações, de ambas instituições, quanto à execução do trabalho, o orçamento disponível para realização do projeto, o caráter estrutural que será implantado nas unidades escolares, os encontros da comunidade local e as oficinas de educação contextualizada.

As equipes buscaram soluções, através das atividades já realizadas, para melhoria na implantação do programa e relação entre a comunidade escolar e as instituições ao longo da aplicação, além de promover e desenvolver o ideal de convivência com o Semiárido e o conceito de educação contextualizada dentro da metodologia já aplicada pelas escolas.

O coordenador pedagógico do PROPAC, Irenaldo Pereira de Araújo, destacou a importância da construção e compartilhamento de saberes nasDSC_0212 comunidades que serão trabalhadas. “É preciso incentivar a ideia de que conhecimento não se constrói só na escola, mas na comunidade em geral. Temos que construir uma proposta de saberes, envolvendo a convivência com o Semiárido e as experiências vivenciadas nas comunidades”, afirmou.

O SEAPAC vai atuar nos municípios de Acari, Boa Saúde, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Currais Novos, Jardim do Seridó, Jucurutu, Parelhas e Santa Cruz com a construção de tecnologias sociais para captação e armazenamento de água para beber e cozinhar, em 83 unidades escolares beneficiadas, garantindo a qualidade de água, saúde e nutrição alimentar.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.