Notícias › 30/03/2015

Energia solar será gerada em reservatórios

Projeto-piloto começa em 120 dias, usando subestações e linhas que já existem.

Governo quer gerar energia solar em reservatório de hidrelétrica. (Foto: Divulgação)

Governo quer gerar energia solar em reservatório de hidrelétrica. (Foto: Divulgação)

Dentro de 120 dias, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, pretende dar início aos testes do projeto-piloto de geração de energia solar em reservatórios de hidrelétricas. Em coletiva nesta sexta-feira (27) na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Braga disse que a ideia é ter uma política pública de financiamento para esses projetos na Região Sudeste, “ainda no segundo semestre deste ano”.
A nova tecnologia utiliza flutuadores com placas solares e está sendo usada na Europa e Estados Unidos. O ministro disse, entretanto, que a Europa não dispõe de grandes hidrelétricas. “Estão fazendo isso em pequenos reservatórios de água para usos múltiplos”.
No Brasil, a ideia é testar a tecnologia nos grandes reservatórios. O primeiro deles será o da Usina Hidrelétrica de Balbina, no Amazonas. Braga considera Balbina o reservatório mais favorável, porque tem grande área alagada com reduzida geração de energia. “Temos uma ociosidade de subestação e de linha de transmissão com circuito duplo. Nós vamos fazer lá os primeiros 350 megawatts (MW) testados”.

Matéria completa: http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=878710

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.