Notícias › 14/07/2015

Encontro Mundial de Movimentos Populares lança documento final

Carta de Santa Cruz defende superação “modelo social, político, econômico e cultural onde mercado e o dinheiro se converteram nos reguladores das relações humanas em todos os níveis”.

Crédito: Lydiane Ponciano (www.brasildefato.com.br)

Crédito: Lydiane Ponciano (www.brasildefato.com.br)

Após três dias de discussões, o Encontro Mundial dos Movimentos Populares elaborou seu documento final. Participaram do evento cerca de 1500 pessoas de organizações de 40 países. Os eixos dos debates, que ocorreram entre os dias 7 e 9 de julhos, se deram em torno dos “3Ts”: Terra, Teto e Trabalho, mote que tem sido utilizado pelo papa Francisco como síntese dos direitos básicos pelos quais os movimentos sociais devem lutar.

Francisco participou do encontro na quinta-feira (9). Ao falar aos participantes, pediu perseverança em seu compromisso com a luta por mudanças estruturais e afirmou serem urgentes transformações profundas. Foi a segunda vez que o papa se encontrou com movimentos populares, a primeira tendo sido no Vaticano.

As resoluções finais do Encontro, batizadas de Carta de Santa Cruz, defendem, na mesma linha de Francisco, a superação de um “modelo social, político, econômico e cultural onde mercado e o dinheiro se converteram nos reguladores das relações humanas em todos os níveis”. Além disso, a Carta também aborda a preocupação com a degradação ambiental.

A Carta contém 10 pontos:

  1. Impulsionar e aprofundar o processo de mudança
  2. Viver bem, em harmonia com a Mãe Terra
  3. Defender o trabalho digno
  4. Melhorar nossos bairros e construir moradias dignas
  5. Defender a Terra e a soberania alimentar
  6. Construir a paz e a cultura do encontro
  7. Combater a discriminação
  8. Promover a liberdade de expressão
  9. Colocar a ciência e a tecnologia a serviço dos povos
  10. Rechaçamos o consumismo e defendemos a solidariedade como projeto de vida

Matéria completa: http://www.brasildefato.com.br/node/32422

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.