Notícias › 05/10/2015

Encontro de Bacias Hidrográficas reúne especialistas no XVII ENCOB

Mutirão de limpeza da calha do Rio Piranhas (Foto: Edna Araújo)

Mutirão de limpeza da calha do Rio Piranhas (Foto: Edna Araújo)

A cidade goiana de Caldas Novas será a sede do XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), até o próximo dia 9. O encontro reúne representantes de comitês de bacias, professores, estudantes, membros de conselhos de recursos hídricos, entidades públicas e privadas para discutir temas voltados à gestão das águas. O ENCOB acontece no Centro de Convenções Di Roma. O articulador estadual do SEAPAC e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu (CBH-PPA), José Procópio de Lucena, está participando do evento.

A Agência Nacional de Águas (ANA) apoia o evento, que é realizado pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos de Goiás (SECIMA). No último domingo, 4 de outubro, o evento abrigou o 9º Seminário Água Comunicação e Sociedade, promovido pela ANA. Esse seminário abriu as discussões do ENCOB, no Auditório Berço das Águas. Durante o evento, a coordenadora de Comunicação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Malu Follador, e a assessora de Comunicação Social da ANA, Cláudia Dianni, abordaram o tema “Como e por que fazer um plano de comunicação para recursos hídricos?”. Follador e Dianni apresentaram exemplos práticos de suas instituições sobre o assunto.

Nesta segunda-feira, 5, o gerente executivo da Coordenação de Implementação de Projetos Indutores da ANA, Devanir dos Santos, apresenta das 9h às 18h um curso sobre o Programa Produtor de Água, iniciativa da Agência que estimula a conservação de água e solo através do pagamento por serviços ambientais (PSA).

Amanhã, dia 6, será a vez de o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, participar da conferência sobre Segurança Hídrica como Política Pública. Também estarão no debate o presidente da REBOB, Lupércio Ziroldo; o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos de Goiás, Vilmar Rocha; e o coordenador geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.

Também no dia 6, o coordenador das Instâncias Colegiadas do SINGREH, Nelson de Freitas, será o representante da Agência Nacional de Águas na mesa de diálogo Sustentabilidade dos Comitês de Bacia. Também discutirão o tema o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí (SE), Luiz Carlos Silva; o ex-secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais, José Carlos Carvalho; o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí, Ivo Mello; e o mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente, Márcio Belém.

Texto:Raylton Alves – ASCOM/ANA
Fonte: www2.ana.gov.br

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.