Notícias › 30/05/2017

Diocese de Brejo acolhe VI Encontrão da Teia que reúne comunidades tradicionais

Encontro da Teia (www.cnbb.net.br)

Encontro da Teia (www.cnbb.net.br)

Ao som de tambores, maracas, atabaques, pandeiros, triângulo e cantos, a diocese de Brejo sediou a VI edição do Encontro da Teia, que é formada pelos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão, durante os dias 26 a 28 de maio. Ao todo participaram cerca de 400 pessoas entre indígenas, quilombolas, pescadores, ribeirinhos, geraiseiros, sertanejos e quebradeiras de coco.

Para a reflexão do encontro os povos presentes discutiram o tema: “Não estamos extintos, estamos de pé, em luta” e o lema: “Essa terra é nossa”. Um dos objetivos é a articulação da luta dos povos, em direção a garantia do bem viver, da autonomia dos territórios e da soberania educacional e produtiva, que são as expressões da forma de produção das comunidades.

Segundo o bispo diocesano, dom José Valdeci Santos Mendes, um dos pontos mais importantes do encontro é “o fortalecimento das comunidades tradicionais para a permanência na terra, na luta pela conquista de direitos, o espírito de partilha e a solidariedade que a teia vem fomentando, em forma de encorajamento das comunidades”.

Ainda de acordo ele, na região leste do Maranhão que abrange os municípios que fazem parte da diocese de Brejo existem atualmente 14 comunidades quilombolas que já tem a certificação Palmares e outras comunidades que estão buscando esse título, sendo que em todo o Estado do Maranhão há aproximadamente 336 processos pendentes no INCRA (MA).

Fonte: www.cnbb.net.br

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.