Destaques › 15/05/2018

Famílias de Tenente Laurentino Cruz conquistam cisternas da primeira água

Famílias de Tenente Laurentino Cruz no GRH (Foto cedida)

Famílias de Tenente Laurentino Cruz no GRH (Foto cedida)

O contrato 013/2014, firmado entre o Seapac e o Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS) está sendo concluído com a construção de cisternas da Primeira Água (P1MC) para 28 famílias da zona rural do município de Tenente Laurentino Cruz, situado na Serra de Santana, região Seridó do Estado. Essa é a segunda etapa do contrato, em Tenente Laurentino Cruz. Na primeira, foram 164. As 28 famílias selecionadas estão participando da capacitação sobre Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), iniciada hoje, 15 de maio, naquela cidade.

Com essa capacitação, as famílias aprendem a conservar a cisterna e a água, bem como usar o líquido de forma racional. Cada família vai conquistar uma cisterna com capacidade de estocar até 16 mil litros de água de chuva, captada do telhado da residência, no período chuvoso. Com essa quantidade de água armazenada na cisterna, uma família de até 5 pessoas tem garantia de água para consumo humano por período de 8 meses, caso seja usada de forma racional.

Essas são as últimas de um total de 1.204 famílias beneficiadas por este contrato, situadas nos municípios de Bodó, com 30 cisternas; Cerro Cora, com 151; Lagoa Nova, com 302; Acari, com 30; São José do Seridó, com 42; Santana do Seridó, com 97; Jucurutu, com 299 e São Vicente, com 30. As duas etapas de Tenente Laurentino Cruz totalizam 192 cisternas no município. O contrato foi executado à medida em que o Governo do Estado liberava os recursos, através de parcelas.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.