Notícias › 30/05/2017

Campanha de Valorização dos Alimentos Orgânicos promove intercâmbio entre agricultores e consumidores

Na quarta-feira, 31, a feira agroecológica terá programação especial (foto: www.asabrasil.org.br)

Na quarta-feira, 31, a feira agroecológica terá programação especial (foto: www.asabrasil.org.br)

A EcoBorborema, associação que reúne agricultores agroecológicos feirantes da região da Borborema, em parceria com o Núcleo de Extensão Rural Agroecologia da Universidade Estadual da Paraíba (Nera-UEPB) e o Coletivo ASA Cariri Oriental (Casaco), realizarão atividades na campanha “Produto orgânico melhor para a vida”. Com o slogan “Você também faz parte desta rede! Ajude a garantir a qualidade orgânica”, a campanha acontece desde ontem, 29 de maio, e vai até domingo,4 de junho, em várias regiões da Paraíba e do Brasil. O objetivo da iniciativa é levar mais informações aos consumidores sobre os produtos orgânicos e seus benefícios ambientais, sociais e nutricionais.

Em Campina Grande, a programação teve início na manhã de 29 de maio, com apresentações de teatro, declamação de cordel e distribuição de mudas e hortaliças na Praça da Bandeira. Nesta quarta-feira (31), haverá uma programação diferente na feira agroecológica do Museu do Algodão, no bairro da Estação Velha. A partir das 6 horas será oferecido um café da manhã aos consumidores, ao som de um trio de forró pé-de-serra. Também está programado um momento para falas de produtores e consumidores sobre a alimentação livre de agrotóxicos e de transgênicos, além de distribuição de material informativo sobre o assunto.

Visitas aos produtores - Na sexta-feira (2), está programada uma visita de agricultores, consumidores e assessores técnicos a duas propriedades rurais, no município de Boqueirão, território de atuação do Casaco: no Sítio Bento, da família de Maria do Socorro de Sousa Cavalcante e João Batista Cavalcante, e no Sítio Rodeamor, dos agricultores Célia Araújo e Aldo Gonçalves. As duas propriedades produzem alimentos comercializados tanto na feira do Museu do Algodão, quanto na Tenda Agroecológica do município.

A visita deve durar toda a manhã e seu objetivo é promover uma interação maior entre produtores e consumidores, até como parte do processo de certificação, que pressupõe a transparência e o diálogo. Em outras regiões da Paraíba, as ações serão promovidas pelas entidades participantes da Comissão de Produção Orgânica (CPOrg-PB), formada por segmentos da rede de produção orgânica do estado e entidades governamentais e não governamentais.

A campanha - Criada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2005, para incentivar a produção orgânica no Brasil, a campanha tem como principal objetivo reforçar para a população, principalmente a urbana, que os sistemas orgânicos viabilizam a produção de alimentos de forma mais harmônica com a natureza, contribuindo para a saúde de todos e promovendo a justiça social.

A EcoBorborema é uma associação de agricultores feirantes do território de atuação do Polo da Borborema, uma articulação de 14 sindicatos rurais da Borborema na Paraíba, que há mais de 20 anos atuam na região com a assessoria da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia

Fonte: www.asabrasil.org.br

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.