Notícias › 20/11/2015

Asa Potiguar e Fundação Paulus concluem primeiros módulos de curso do Terceiro Setor

Participantes do curso (Foto: cedida)

Participantes do curso (Foto: cedida)

O primeiro e o segundo módulo do Curso de Gestão Avança para Equipamentos da Política de Assistência Social, ministrado pelo professor Carlos Ferrari, para representantes das organizações que compõem a rede de Articulação Semiárido Brasileiro no Rio Grande do Norte – ASA Potiguar foi concluído ontem, 19 de novembro. O curso tem cinco módulos e é fruto de uma parceria da ASA Potiguar (RN) com a Fundação Paulus (SP), buscando capacitar gestores das associações rurais e entidades prestadoras de serviços de Assessoramento, focadas no desenvolvimento da agricultura familiar de base agroecológica.

O objetivo da capacitação é orientar, subsidiar e atualizar os gestores das organizações sem fins lucrativos no conhecimento, na compreensão, interpretação e aplicação de recursos, em consonância com as novas determinações legais e seus reflexos nas entidades do Terceiro Setor. Os dois primeiros módulos trouxeram para a discussão questões de governabilidade, sustentabilidade, captação de recursos e formas de financiamento, gestão e comunicação, além do papel das políticas públicas no país.

Para o coordenador da ASA Potiguar, Yure Paiva, o curso é uma oportunidade para as entidades aprenderem novas formas de captar recursos, garantindo a continuidade de seus trabalhos. “O curso é importante também para a qualificação técnica das nossas entidades e permite que estejamos preparados para as mudanças na legislação que irá regulamentar o terceiro setor. Precisamos estar preparados para cumprir com as leis”, comentou.

Os próximos módulos acontecerão em fevereiro de 2016. Vão tratar dos contratos com terceiro setor, discutindo os limites e as possibilidades legais referentes às alterações e aditamentos dos contratos administrativos; procedimentos de gestão e retenções tributárias na fonte pagadora; atualização teórica e prática no pregão, nas formas presencial e eletrônica; controle interno e externo e responsabilidades em gestão de contratos com a administração pública, além de uma síntese de tudo o que foi discutido e trabalhado.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.