Notícias › 10/02/2015

As chuvas podem voltar ao sertão potiguar nos próximos dias

Águas de um riacho que desagua em pequeno açude do Seridó (Foto: José Bezerra)

Águas de um riacho que escoam para pequeno açude do Seridó (Foto: José Bezerra)

As chuvas que caíram no sertão do Rio Grande do Norte e da Paraíba e foram interrompidas, devem voltar nos próximos dias. A previsão é do meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Segundo ele, as chuvas foram interrompidas por causa de uma massa de ar quente que se formou sobre os dois estados.

O meteorologista baseia a previsão no aumento de um grau na temperatura das águas de superfície do Atlântico Sul, ocorrida nos últimos dias. Essa elevação, somada à tendência para o surgimento do fenômeno conhecido por “La Niña”, no Pacífico, segundo ele, aumenta a umidade relativa do ar e cria as condições favoráveis para chover no sertão nordestino.

Os sertanejos rezam para que as previsões se confirmem e os riachos levem as águas das chuvas para os açudes. As famílias que conquistaram as tecnologias de captação e armazenamento de água também alimentam a esperança de boas chuvas para encher as cisternas e assegurar a água para uso doméstico e plantio de hortaliças, até o próximo inverno.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.