Notícias › 24/11/2017

Ano Nacional do Laicato exorta os cristãos a serem sujeitos numa Igreja em saída

Cartaz do Ano do Laicato (www.cnbb.net.br)

Cartaz do Ano do Laicato (www.cnbb.net.br)

A partir do próximo domingo, 26 de novembro, o último do atual ano litúrgico, data em que se comemora a Festa de Cristo Rei, a Igreja no Brasil fará a abertura do Ano Nacional do Laicato, em todo território nacional. O ano especial dedicado aos leigos se estenderá até 25 de novembro de 2018.

O arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha, saúda a realização deste ano como uma oportunidade de valorizar ainda mais a presença e a missão dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade. “Nós temos a alegria de começar no Brasil o Ano do Laicato, aprovado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, contando de modo especial com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato”, disse.

De acordo com o cardeal, toda Igreja no Brasil é convidada a vivenciar intensamente o Ano do Laicato por meio de orações, celebrações e reflexões, mas sobretudo incentivando e apoiando uma participação sempre maior dos cristãos leigos e leigas na vida da Igreja e da sociedade para que sejam de fato sal da terra e luz do mundo numa Igreja em saída.

Mística e tema – O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”; e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. Segundo o bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, a mística do apaixonamento e seguimento a Jesus Cristo é a tônica a ser trabalhada em todas as comunidades e dioceses do país, o que leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho e onde estiver vivendo.

Fonte: www.cnbb.net.br

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.