Notícias › 06/12/2015

Adutora Manoel Torres volta a fornecer água para três cidades do Seridó

IMG-20151203-WA0031A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte já está bombeando água para abastecimento das cidades de Jardim de Piranhas, Timbaúba dos batistas e Caicó, a partir da Adutora Manoel Torres, que faz a captação da água do leito do Rio Piranhas, em Jardim de Piranhas. O bombeamento voltou a ser feito já no sábado, ontem, 5 de dezembro, quando a água liberada pelo Sistema Curemas, no Estado da Paraíba, chegou à estação de captação da CAERN.

A informação é do Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu, agrônomo José Procópio de Lucena. Ele acrescenta que isso é resultado do diálogo, da cooperação e do entendimento de todo o sistema de gestão dos recursos0 hídricos, envolvendo os gestores em níveis nacional, estadual e local. “Mas é preciso que essa ação seja mantida até maio de 2016, conforme ficou acertado na reunião realizada em Pombal-PB”, informa Procópio.

Para que isso ocorra, deverá haver um sistema de fiscalização e limpeza do leito do rio, no trecho entre a divisa do Rio Grande do Norte e Paraíba, até Coremas-PB, numa extensão de aproximadamente 100 quilômetros. “Esse trabalho já será iniciado na segunda-feira, 7 de dezembro, envolvendo todos os parceiros – Prefeituras, CAERN, Agência Nacional de Água (ANA), (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte(IGARN), Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (EASA), Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF)”, diz.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.