Notícias › 22/09/2017

AA traz presidente a Natal para encontro com 150 profissionais

Cartaz AA - CopiaA Presidente da Junta de Alcoólicos Anônimos do Brasil – JUNAAB, Jaira Freixiela, chega a Natal, no próximo domingo (24), para a programação local das comemorações dos 70 anos da presença do AA, no país. A principal atividade das comemorações acontece no próximo dia 27, quando a Dra. Jaira participará, como palestrante, do terceiro Encontro do AA com Profissionais do Rio Grande do Norte, no Hotel Parque da Costeira, na Via Costeira, em Natal, das 8 às 13 horas.

Além da palestra sobre o programa de recuperação de Alcoólicos Anônimos, a ser proferida pela Presidente da JUNAAB, os profissionais também participarão de fóruns de debates com temas relacionados ao alcoolismo e à recuperação de alcoólicos. “O objetivo é estimular a mútua colaboração entre os profissionais e a Irmandade, para levar a mensagem do AA a outras pessoas que ainda sofrem por causa do alcoolismo, mas não encontram solução”, diz Olímpio, um dos organizadores do evento. Ele afirma que 150 profissionais, entre eles: médicos, educadores, enfermeiros, psicólogos, advogados e comunicadores, já estão inscritos.

A Dra. Jaira Freixiela Adamczyk é psicóloga, assistente social e terapeuta da família e do casal, com mestrado em Tratamento e Prevenção às Drogas, pela Universidad del Salvador – USAL, da Argentina. É pós-graduada em Saúde Pública pela UNAERP, de Ribeirão Preto – São Paulo e atua, há mais de 30 anos, nas áreas de dependência química. Atualmente, é responsável técnica pela Fundação da Associação Regional de Recuperação de Alcoolistas – ARAL, de Santa Catarina, e Presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil – JUNAAB.

Ao completar 70 anos de história, no Brasil, a Irmandade de Alcoólicos Anônimos chega a cinco mil grupos, localizados em todas as regiões do país, ajudando a recuperar homens e mulheres, de todas as idades e classes sociais, que desenvolveram a “doença do alcoolismo”, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Rio Grande do Norte, o AA está presente há 42 anos, com a instalação do Grupo Seridó de AA, em Caicó, no ano d 1975. O Grupo Natal foi o primeiro a ser aberto da capital e o segundo grupo do RN, fundado em 1976, situado na Praça Padre João Maria. Hoje, são 80 grupos abertos, na capital e no interior do Estado.

“Para ser membro de AA, o visitante não precisa fazer cadastramento nem pagar taxa de filiação. O único requisito para fazer parte da Irmandade é o desejo de parar de beber”, afirma o diretor do Escritório de Serviços Locais do AA/RN. Sem oferecer diagnóstico nem aliciar possíveis integrantes, o AA tem ajudado a recuperar milhões de vidas, a partir de uma sugestão que parece simples: evitar o primeiro gole, por 24 horas, e frequentar assiduamente as reuniões, nas quais acontecem trocas de “experiências, forças e esperanças”, como diz o Preâmbulo da Irmandade.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.